Algumas pessoas acreditam que o parto normal, parto natural ou parto humanizado são a mesma coisa, mas não são.

A diferença é que o parto normal é realizado com o uso de intervenções, como por exemplo, uso de ocitocina sintética.

Já o “parto normal” é realizados com procedimentos já estabelecidos e a gestante é observada como uma paciente e os procedimentos se tornam padrão para todo o parto normal que ocorre em uma instituição hospitalar. Este tipo de parto normal é descartado porque muitas mulheres se queixam de sentir muita dor e optam pelo parto via cesariana.

Já o parto humanizado ou “parto natural humanizado” tem uma visão humanista e encara a mulher como capaz de dar a luz ao baby com seus próprios esforços, sem a necessidade de intervenções e de forma segura, confortável e mais afetiva.

Por esse motivo, não são todas as instituições hospitalares que permitem a prática do parto normal humanizado em suas dependências, outras permitem com certas restrições e algumas oferecem toda a estrutura necessária para a realização do parto normal humanizado. Portanto, é importante que a gestante saiba como se preparar para o parto normal humanizado.

Preparativos para o parto humanizado

gestante que escolhe o parto humanizado será devidamente instruída pelo Obstetra responsável pelo Parto humanizado. O Obstetra deverá auxiliar como a gestante poderá controlar a dor no momento do parto, exercícios que deverão ser feitos antes e durante o momento do parto humanizado, sem deixar de lado os aspectos emocionais e psicológicos que são importantes antes e durante o parto.

Na equipe que irá conduzir o parto humanizado a Doula, terá um papel fundamental, colaborando com todo o processo, proporcionando para mãe tranquilidade e calma até o nascimento do baby.

Para obter mais informações sobre o parto humanizado, procure um médico de sua preferencia para esclarecer suas dúvidas.